Roda de Conversa: Instâncias de representação: participação social na realização das políticas públicas para a educação museal e para a museologia social
Local: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)
Esta mesa reúne diferentes atores sociais presentes nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas para os campos da Educação Museal e da Museologia Social com vistas a pensar caminhos possíveis para a ampliar e qualificar a participação social nestes processos.
Com Lindivaldo Oliveira Leite Júnior (Júnior Afro), Marjorie de Almeida Botelho e Mona Nascimento
Mediação: Fernanda Castro
Sobre Fernanda Castro
Presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (2023-), foi diretora substituta e chefe da Divisão Técnica do Museu Histórico Nacional (2022). Licenciada e Bacharel em História (UFRJ, 2005), especialista em Ensino de História e Cultura da África e do Negro no Brasil (UCAM, 2007), mestre e doutora em Educação (UFRJ, 2013/ UFF, 2018), é mestranda em Museologia na UFRGS (2021-). Foi professora de História no Ensino Básico (2006-2010). Atuou como educadora museal no Museu da Chácara do Céu (2010-2019) e no Museu Histórico Nacional/IBRAM (2018-2021). É professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIRIO e do Curso de Pós Graduação em Museologia, Cultura e Educação, da PUC-SP. Integrou o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (2013-2019) e o Comitê Gestor da REM Brasil (2014-2022). Integrou a equipe da Política Nacional de Educação Museal/IBRAM (2012-2018). Foi coordenadora do Comitê para Ação Educativa e Cultural do Conselho Internacional de Museus no Brasil (2021-2022).
Sobre Lindivaldo Oliveira Leite Júnior (Júnior Afro)
Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela FLACSO – Brasil. Graduado em História UFPE, pós-graduado em Política e Gestão Cultural pela UFRB. Experiência em programas e projetos culturais, elaboração de editais, encontros e conferências, em políticas públicas de cultura para o enfrentamento ao racismo e as várias formas de discriminação e preconceito. Atuou como consultor em diversos projetos culturais, educativos, assim como em projetos para a promoção da igualdade racial. Trabalhou como professor, educador social e gestor em governos de Camaragibe e Recife (PE), Ministério da Cultura – Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR). Atualmente exerce o cargo de diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenando, acompanhando, monitorando e avaliando a sua implementação e funcionamento. Gestão da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) e também coordenando as atividades e funcionamento do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).
Sobre Marjorie de Almeida Botelho
Gestora do Instituto de Imagem e Cidadania, organização rural de cultura, que desenvolve ações em áreas rurais, voltadas principalmente para a produção de pesquisas que valorizem os saberes e fazeres presentes no campo. Publicou o livro “Agricultores do Estado do Rio de Janeiro” e “Inventário Cultural do Distrito de Barra Alegre”. Produziu documentários como “Rezas e Ervas”, que versa sobre a produção da pomada milagrosa, “Folias de Reis”, que conta a trajetória da Bandeira do Divino Espírito Santo, e a coleção “Saberes e Fazeres Rurais”, com diversas histórias sobre o cotidiano das áreas rurais. Tem experiência na área de Pedagogia, com ênfase em processos metodológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, museologia social, patrimômio e memória, meio ambiente e participação política.
Sobre Mona Nascimento
Museóloga pela Universidade Federal da Bahoa (UFBA) | COREM 1R 0396-I. Doutoranda em Cultura e Sociedade pela UFBA. Mestra em Educação pela UEFS e especialista em Políticas e Gestão Cultural pela UFRB. Membro da Rede de Educadores em Museus da Bahia e da Rede de Educadores em Museus do Brasil. Docente Substituta do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia na Pesquisa Educação Museal Brasil – PEMBrasil. Conselheira do Conselho Federal de Museologia (2023-2025), atua na Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e na Comissão de Divulgação e Comunicação.